Foto: Google
FAZIL HÜSNÜ DAĞLARCA
( TURQUIA )
*(26 de agosto de 1914, Istambul - 15 de outubro de 2008,
Istambul ) foi um dos poemas turcos mais prolíficos da República Turca , com mais de 60 coleções de seus poemas publicadas em 2007. Ele foi laureado com o Struga Poetry Evenings Prêmio Coroa de Ouro.
O uso purista da língua turca por Dağlarca trouxe uma nova dimensão à literatura turca contemporânea . Os seus poemas tratam de temas como a pré-história da humanidade e do cosmos, mas também temas antimilitaristas e a Guerra da Independência Turca .
Uma seleção de seus poemas foi traduzida para o inglês por Talat Sait Halman ( Selected Poems , Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh Press , 1969).
Fazıl Hüsnü Dağlarca morreu em 16 de outubro de 2008 em Istambul, aos 94 anos. Ele foi sepultado no Cemitério Karacaahmet em 20 de outubro de 2008, após uma cerimônia fúnebre realizada na Ópera Süreyya , que contou com a presença de políticos e funcionários de alto escalão.
FAZUL, Hüsnü Dağlarca. Poemas do Mediterrâneo. (Akdeniz Sürderi) / de A Agonia do Ocidente (Batai Acsi), 1958. Tradução: Miguel Sulis & Marcelo Jolkesky. Organização: Camilo Prado. Desterro: Edições Nephelibata, Brasil, 2006. 32 p.
(Edição de 50 exemplares) Ex. biblioteca de Antonio Miranda
*
VEJA e LEIA outros poetas do MUNDO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html
Página publicada em fevereiro de 2024.
|